Avançar para o conteúdo
iconsite

Quem somos

O Colégio Beija-Flor é um espaço vivo e dinâmico, de reflexão, de aprendizagem, de relação e verdadeiramente atento a cada uma das pessoas que o habita. Tem na sua Missão, Visão e Valores os alicerces para a construção deste espaço respeitador da infância.

“O modo como nos relacionamos com as crianças influência o que as motiva e o que aprendem. O seu ambiente deve ser preparado de modo a interligar o campo cognitivo com os campos do relacionamento e da afetividade.”  Loris Malaguzzi

Missão, Visão e Valores

Construção de um espaço educativo promotor de oportunidades ricas, intensas, diversificadas e profundas ao nível cognitivo, intelectual, emocional, social e físico, através de contextos enriquecedores que valorizem a criança como um ser único, capaz e competente. Assumimos um compromisso ético com a Educação, assente numa permanente reflexão e investimento na formação, para que, as crianças, suas famílias e profissionais, sejam acolhidas em relacionamentos reais, afetuosos e com profundo desejo de conhecimento, respeito e reconhecimento das suas potencialidades / necessidades

Ser um espaço promotor de cultura, prestando à comunidade um serviço educativo de excelência, com um projeto inovador e dotado de consciência e intencionalidade, capaz de se tornar uma referência a nível local e nacional.

Respeito – pelos Direitos fundamentais da Criança, pela sua individualidade, assim como por toda a comunidade educativa e meio ambiente;

Felicidade – assumido com direito fundamental do ser Humano;

Responsabilidade – em assumir com verdadeira intencionalidade todo o trabalho realizado com as crianças; cumprir e fazer cumprir corretamente todas as normas, funções e boas práticas pedagógicas;

Ética profissional – compromisso real de cada colaborador com a missão e visão do Colégio Beija-Flor, cumprindo todos os objetivos de acordo com as suas funções e responsabilidades;

Dedicação – procurar verdadeiramente a reflexão e formação contínua de toda a equipa de colaboradores, para que o seu trabalho seja assente em princípios de ética, dedicação e conhecimento;

Coerência/Rigor – agir de acordo com o conhecimento teórico de forma rigorosa. Saber fundamentar todo o trabalho pedagógico que realiza. Ser o que se afirma acreditar;

Transparência e Partilha – adotar uma postura de entreajuda bem-intencionada e generosa, promovendo o verdadeiro trabalho em equipa e abertura à comunidade.

Equipa Educativa

Diretora Pedagógica – Susana Isabel Lebre de Jesus Brandão      

Diretora Técnica – Sílvia Diana Alves Morais

Susana Jesus Brandão

Sílvia Diana Morais 

Carla Simões da Costa

Sara Correia Ventura

Cláudia Correia

Inês Simões

Rosilene Fernandes

Márcia Varela

Rute Matos

Dina Pessoa

Sandra Alves

equipa

Acreditamos que a escola são as pessoas e o conhecimento, a sua dedicação e paixão, a união, a solidariedade e a interajuda de toda a equipa educativa. 
A equipa educativa do CBF distribui-se pelas seguintes categorias: Diretora Pedagógica, Diretora Técnica, Educadoras de Infância, Ajudantes/Auxiliares de Ação Educativa, Cozinheira e Auxiliar de Serviços Gerais.
O CBF conta com uma equipa experiente, competente e cuidadosamente formada, que pretende fazer um caminho diário de reflexão intensa sobre a educação na primeira infância.

Equipa Educativa

Diretora Pedagógica – Susana Isabel Lebre de Jesus Brandão      

Diretora Técnica – Sílvia Diana Alves Morais

Susana Jesus Brandão

Sílvia Diana Morais 

Carla Simões da Costa

Sara Correia Ventura

Cláudia Correia

Inês Simões

Rosilene Fernandes

Márcia Varela

Rute Matos

Dina Pessoa

Sandra Alves

Instalações

O Colégio Beija-Flor situa-se no Lote 17 da Urbanização Quinta do Prado, na União de Freguesias de Eiras e São Paulo de Frades, na zona norte da cidade de Coimbra.

O edifício foi construído de raiz, tendo sido concebido do ponto de vista urbanístico como equipamento a integrar um bairro residencial. Toda a sua arquitetura foi pensada e desenhada de acordo com os normativos legais em vigor que acautelou, desde início, as componentes de excelência de um equipamento destinado em exclusivo para a primeira infância.

No Colégio funcionam a Creche e o Jardim de Infância, que se encontram distribuídas por cinco salas – berçário, duas salas de Creche e duas salas de Jardim de Infância.

 

As salas do CBF adotaram nomes de flores que o passarinho Beija-Flor gosta de beijar, fruto de vários processos de investigação, ao longo do ano letivo 2019/2020, com as crianças que habitaram o Colégio nesse ano letivo:

Piazza

Sala polivalente localizada no centro do edifício, em que todos os outros espaços surgem em seu redor. Organização espacial que nos remete para a organização espacial que encontramos na Abordagem Reggio Emilia, onde a Piazza (espaço de encontro e multifunções) se destaca como lugar de partilha utilizado por todos os intervenientes no processo educativo.

Espaço exterior

O espaço exterior é entendido por todos como um recurso privilegiado da ação educativa. Um lugar onde as crianças desenvolvem propostas de grande expansão física, de contacto com a natureza e de brincadeiras em grande escala!

Espaço exterior

O espaço exterior é entendido por todos como um recurso privilegiado da ação educativa. Um lugar onde as crianças desenvolvem propostas de grande expansão física, de contacto com a natureza e de brincadeiras em grande escala!

Parcerias

Sem Título-1 copiar

Ticket Infância

Aceitamos tickets infância em formato papel ou digital

Coverflex

Aceitamos tickets da Coverflex

Bluepharma

Desconto na anuidade de acordo com o protocolo em vigor

srramr

SRAM

Desconto na anuidade de acordo com o protocolo em vigor

s

Sindicato Dos Bancarios do Centro

Desconto na anuidade de acordo com o protocolo em vigor

esec

ESEC

Trabalhamos em parecia com a Escola Superior de Educação de Coimbra na receção de estágios curriculares

piar

Escola Jaime Cortesão

Trabalhamos em parecia com a Escola Secundária de Jaime Cortesão na receção de estágios curriculares

erm

Escola Profissional de Rio Maior

Trabalhamos em parecia com a Escola Profissional de Rio Maior na receção de estágios curriculares