Avançar para o conteúdo
iconsite

“É importante compreender que a Abordagem Reggio Emilia não é um sistema nem um método. É sim, um projeto de investigação educacional a longo prazo, evoluindo constantemente à medida que os educadores refletem na sua experiência prática sobre o processo de aprendizagem das crianças. Em Reggio a teoria vem da prática, em vez de ser a prática determinada por teorias educativas fixas.” Rinaldi (2016)

Fruto de uma profunda reflexão sobre o nosso entendimento de criança, do que é ou deve ser a educação, da hierarquia de valores que defendemos, da forma como encaramos a sociedade atual e dos aspetos que consideramos serem essenciais para um desenvolvimento e crescimento equilibrados que assumimos, desde setembro de 2019, uma prática educativa inspirada na Abordagem Pedagógica Reggio Emilia e nos estudos de Emmi Pikler.

Para saber mais sobre o nosso Projeto Educativo Fale connosco

Creche

IMG_20231024_100921-2

A Creche do CBF destina-se a crianças até aos 36 meses onde o ambiente educativo é pensado e preparado para proporcionar a segurança, a calma e o vínculo afetivo a todas as crianças que o frequentam. Também intencionalmente inspirada nos estudos de Emmi Pikler, a Creche do CBF é um espaço respeitador da individualidade de cada criança, do seu movimento livre e da construção da sua personalidade tendo sempre em mente as palavras de Loris Malaguzzi em que “Uma escola deve ser um lugar para todas as crianças, não baseada na ideia de que todas são iguais, mas todas são diferentes”.

As Famílias que frequentam a Creche do CBF poderão efetuar uma candidatura ao Programa Creche Feliz do ISS, I.P. Para mais informações Clique Aqui

Sala Verbena

Sala Calêndula

Sala Hibísco

Jardim de Infância

O Jardim de Infância do CBF destina-se a crianças desde os 03 anos até à entrada para o 1.º CEB, onde o ambiente educativo é pensado e preparado para promover um desenvolvimento harmonioso e integral da Criança, apoiando-a e levando-a a atingir o seu máximo potencial nas diferentes áreas de desenvolvimento. Assumimos como um dos principais objetivos do JI a promoção de oportunidades para o desenvolvimento intelectual e humano (soft skills) a par com um desenvolvimento académico respeitador da fase de desenvolvimento e do ritmo individual de cada criança, tendo sempre em mente as palavras de Loris Malaguzzi em que “Uma escola deve ser um lugar para todas as crianças, não baseada na ideia de que todas são iguais, mas todas são diferentes”.

As Famílias que frequentam o Jardim de Infância do CBF poderão efetuar uma candidatura ao Contrato de Desenvolvimento de Apoio à Família (apoio anual do Ministério da Educação). Para mais informações Clique Aqui

Autorização Definitiva n.º 20 / 2004, emitida pela Direção Regional de Educação do Centro

Sala buganvília

Sala Cosmos-Bipinnatus

Atividade de enriquecimento curricular

Calendário

O Colégio Beija-Flor funciona durante 12 meses por ano, de segunda a sexta-feira. Sendo que na última quinzena de agosto estará em funcionamento apenas para obras de manutenção e limpezas gerais, não estando a receber as Crianças nem as Famílias/Encarregado de Educação.

Alimentação

As refeições são preparadas e confecionadas diariamente no Colégio, cumprindo as normas de HACCP – Hazard Analysis Critical Control Point (análise de perigos e pontos críticos) de higiene, qualidade e variedade.

As refeições no CBF são momentos de socialização, cheios de sabor, textura, cheiro e cor onde valorizamos um património alimentar saudável e incentivamos a autonomia, a capacidade de escolha e o prazer na alimentação de cada criança.

Integramos o Projeto “sopa.come” da Administração Regional de Saúde do Centro, I.P., em que os níveis de sal são, periodicamente, avaliados.

Sono

O sono é muito importante para o desenvolvimento da criança. De acordo com a Sociedade Portuguesa de Pediatria “existe clara evidência científica de que dormir com qualidade e no número de horas recomendado, numa base regular, está associado a melhores resultados na saúde, nomeadamente a nível da atenção, comportamento, aprendizagem, memória, regulação emocional, qualidade de vida e saúde mental e física.” 

No CBF somos um colégio defensor do sono proporcionando as melhores condições para que todas as nossas crianças tenham períodos de sesta diurnos. Os momentos de sesta são refletidos e organizados de acordo com cada criança, onde a calma, o respeito e o diálogo tem um papel fundamental em todo o processo de deitar.  

 

Escola de Pais – Somos todos Aldeia

A estreita relação Colégio – Família é uma caraterística fundamental da vida do Colégio Beija-Flor. A Família é entendida como um parceiro extremamente importante, sendo parte ativa no acompanhamento das vivencias e da construção do conhecimento dos seus educandos.

Ao longo do ano letivo o CBF proporciona vários encontros entre Família, Equipa Educativa e vários profissionais ou investigadores na área educativa ou do desenvolvimento infantil para juntos aprofundarem os seus saberes sobre a infância.

Plataforma Digital

A comunicação e a interação com as Famílias é fundamental na relação Colégio – Família.

Com a comunicação digital através da plataforma ChildDiary, as Famílias têm acesso a um Feed de notícias para acompanhar o dia a dia das suas crianças