Inspirações Pedagógicas
É na Abordagem Pedagógica Reggio Emilia e nos estudos de Emmi Pikler que toda a equipa educativa do CBF se inspira para concretizar práticas educativas cada vez mais conscientes e coerentes. É uma Abordagem Pedagógica que mostra um respeito ímpar pela criança, considerando-a como co-protagonista do seu processo de aprendizagens. Com princípios e valores bem definidos, o CBF acredita que nesta filosofia a individualidade, contributo e ponto de vista de cada um, quer seja criança ou o adulto, é reconhecido e vivenciado. É nela que procura encontrar a bússola que verdadeiramente oriente todas as ações da equipa educativa e que desperte a individualidade e o olhar crítico de cada educador sobre a educação atual e sobre as suas práticas diárias.
Uma Abordagem Pedagógica que “incentiva o desenvolvimento intelectual das crianças por meio de um foco sistemático sobre a representação simbólica. As crianças pequenas são encorajadas a explorar seu ambiente e a expressar a si mesmas através de todas as suas “linguagens” naturais ou modos de expressão, incluindo palavras, movimento, desenhos, pinturas, montagens, escultura, teatro de sombras, colagens, dramatizações e música. Levando-as a níveis surpreendentes de habilidades simbólicas e de criatividade.”(in As Cem Linguagens da Criança, 1999)
Os autores